Entrevista ao Dr. Ayala Yépez | 27 MAR 24

"Todas as doenças mentais, sem a ajuda do núcleo próximo ao paciente, são propensas a se deteriorar."

O médico psiquiatra, com uma vasta trajetória na especialidade, dialogou em uma entrevista exclusiva com a IntraMed

A pandemia deixou números alarmantes sobre a saúde mental. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estima-se que ocorra um suicídio a cada 40 segundos no mundo; cerca de 1 em cada 5 crianças e adolescentes são diagnosticados com transtorno mental; as pessoas com perturbações mentais graves morrem 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral; e a depressão é um dos principais transtornos que atinge o mundo, sendo uma das mais importantes causas de incapacidade.

Com estes dados como premissa, a IntraMed dialogou em uma entrevista exclusiva com o Dr. Juan Genaro Ayala, médico psiquiatra com “30 anos de serviço à comunidade”, sobre o presente e os desafios de sua especialidade.

O Dr. também é Professor Titular das Cadeiras de Neuroanatomia, Psiquiatria, Psicologia Jurídica e Medicina Legal, com cargos de responsabilidade administrativa como Diretor do Curso de Pós-Graduação em Psiquiatria da Universidade Central do Equador; e Diretor do Centro de Atendimento Ambulatorial Especializado San Lázaro.

Como é a situação epidemiológica atual na América Latina? Quais são as patologias mais prevalentes em torna da saúde mental?

Com dados atualizados em 2022 (Estatísticas INEN), entre as patologias mais frequentes no Equador, temos:

1. Transtornos neuróticos, secundários a situações estressantes e somatoformes, num percentual de 30,51%

2. Transtornos de humor, em percentual de 15,22%

3. Distúrbios do desenvolvimento psicológico, num percentual de 11,97%

4. Transtorno do desenvolvimento psicológico, num percentual de 9,41%

5. Transtornos mentais de causa orgânica, incluindo transtornos sintomáticos 8,45%

6. Transtornos mentais e comportamentais, decorrentes do uso de substâncias psicotrópicas, 5,93%

7. Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes 5,12%

No Brasil, de 2020 até 2024, houve um crescimento anual de 12% a 15% nos atendimentos de saúde devido a transtornos mentais. De acordo com dados do relatório global anual “Estado Mental do Mundo de 2022” da OMS, o país tem o pior terceiro índice de saúde mental do mundo. Atualmente, tem o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população com o diagnóstico.

Por que você acha que os sintomas psicóticos, depressivos e ansiosos aumentaram após a pandemia? Como você descreve o papel dos psiquiatras nesse sentido?

A pandemia foi um tsunami que afetou toda a população mundial, provocando uma série de alterações pessoais e comportamentais em toda a sociedade, reforçadas pelo confinamento obrigatório, pela ansiedade, pela depressão, pelo consumo de álcool e drogas, e ainda pelo agravamento da violência doméstica.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024