A saúde mental das mães é um tema prioritário | 26 MAR 24

Grave crise de saúde materna nos Estados Unidos.

Revisão de evidência: as condições mentais maternas impulsionam o aumento da taxa de mortalidade
Autor/a: Katherine L. Wisner, Caitlin Murphy, Megan M. Thomas Prioritizing Maternal Mental Health in Addressing Morbidity and Mortality

Priorizar a saúde mental materna ao abordar a morbilidade e a mortalidade

A taxa de mortalidade materna nos EUA é 2 a 3 vezes maior do que a de outros países de alto ingresso.  Bem como tem sido desenvolvidos muitas iniciativas nacionais para combater a mortalidade materna, porém estes esforços frequentemente não incluem as doenças mentais. 

Por isso, Wisner e colaboradores (2024) examinaram dados que mostram que a doença mental materna é um fator sub-reconhecido que contribui para a morte das mães. Eles apelaram a medidas urgentes para resolver esta crise de saúde pública na última edição da JAMA Psychiatry.

“A contribuição das condições de saúde mental para a crise de morbidade e mortalidade materna que temos nos Estados Unidos não é amplamente reconhecida”, disse Katherine L. Wisner, M.D., chefe associada de Saúde Mental Perinatal e membro do Centro de Cuidados Pré-natais, Neonatal e Materno. “Precisamos levar isto à atenção do público e dos legisladores para exigir ações para enfrentar a crise de saúde mental que está contribuindo para o desaparecimento de mães na América”.

A análise das evidências expôs os riscos que as novas mães enfrentam: mais de 80% das mortes maternas nos Estados Unidos são evitáveis, particularmente quase 1 em cada 4 que são atribuíveis a perturbações de saúde mental. As overdoses e outros problemas de saúde mental materna estão a ceifar a vida de mais do dobro das mulheres que a hemorragia pós-parto, a segunda principal causa de morte materna. Para mães negras não-hispânicas, a taxa de mortalidade é surpreendentemente 2,6 vezes maior que a das mães brancas não-hispânicas.

No entanto, a equipe de investigação descobriu que os recentes esforços nacionais para combater a mortalidade materna não conseguiram abordar a saúde mental materna como “a crise de saúde pública que representa”. Mesmo as metodologias para medir as estatísticas de saúde materna são inconsistentes, desafiando os esforços para moldar a política de saúde.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024