Poesia e medicina | 09 DIC 23

O que há em um nome?

No último número da revista JAMA, o Dr. Rafael Campo escreveu um editorial sobre a importância da linguagem na medicina e citou a poesia como exemplo.
Autor/a: Dr. Rafael Campo Whats in a Name?

Na última edição da revista JAMA, o Dr. Rafael Campo escreveu um editorial sobre a importância da linguagem na medicina e cita como exemplo a poesia. Aqui, a IntraMed reproduziu o texto traduzido.

Entre as muitas motivações que quem enfrenta uma doença tem para responder, talvez a mais importante seja nomear sua condição.

Quando a doença aparece, pode transformar-se em qualquer coisa. A identidade particular da pessoa internada no hospital ou no leito de UTI pode facilmente ser perdida na espera prolongada do (im)paciente por um diagnóstico, ou pelo próximo procedimento, ou pela possibilidade de cura, como diz o título “Seja (o) Paciente”[1].

Daí o impulso de escrever: de registrar o próprio nome, de traduzir o número do prontuário médico em algo tácito, mas significativo, de converter o insensível rótulo de “passageiro frequente” dos médicos, por meio de uma rima poética, em uma imagem mais heróica de “um verdadeiro lutador."

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024