Estudo no Reino Unido | 28 JUL 21

Déficits cognitivos em pessoas que se recuperaram da COVID-19

COVID-19 tem um impacto de múltiplos domínios na cognição humana.
Autor/a: Adam Hampshire, William Trender, Samuel R Chamberlain, Amy E. Jolly, Jon E. Grant, Fiona Patrick Fuente: EClinicalMedicine DOI:https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2021.101044 Cognitive deficits in people who have recovered from COVID-19
Antecedentes

Há uma preocupação crescente sobre as potenciais consequências cognitivas do COVID-19, com relatos de sintomas da "COVID prolongada" que persistem na fase crônica e estudos de caso revelando problemas neurológicos em pacientes gravemente afetados. No entanto, há pouca informação sobre a natureza e prevalência mais ampla de problemas cognitivos pós-infecção ou sobre a extensão total da gravidade da doença.

Métodos

Os autores tentaram confirmar se havia uma associação entre dados transversais de desempenho cognitivo de 81.337 participantes que, entre janeiro e dezembro de 2020, realizaram uma avaliação da web otimizada clinicamente validada como parte do Great British Intelligence Test e os itens do questionário que capturam o self -relatório de suspeita e confirmação de infecção por COVID-19 e sintomas respiratórios.

Resultados

Pessoas que se recuperaram da COVID-19, incluindo aqueles que não relataram mais sintomas, exibiram déficits cognitivos significativos em relação aos controles ao examinar por idade, sexo, nível educacional, renda, grupo racial/étnico, condições médicas pré-existentes, cansaço, depressão e ansiedade.

Os déficits tiveram um efeito de tamanho substancial para pessoas que haviam sido hospitalizadas (N = 192), mas também para casos não hospitalizados que tiveram confirmação biológica de infecção por COVID-19 (N = 326).

A análise dos marcadores de inteligência pré-mórbidos não confirmou que essas diferenças estivessem presentes antes da infecção. Uma análise mais detalhada do desempenho nos subtestes apoiou a hipótese de que a COVID-19 tem um impacto de múltiplos domínios na cognição humana.

Interpretação

Esses resultados são consistentes com relatos de sintomas cognitivos da "COVID prolongada" que persistem na fase crônica inicial. Eles devem atuar como um alerta para pesquisas futuras com coortes longitudinais e de neuroimagem para mapear as trajetórias de recuperação e identificar a base biológica para déficits cognitivos em sobreviventes da SARS-COV-2.

Evidência antes do estudo
 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024