Má qualidade do sono | 19 JUN 21

Pandemia: mais tempo de tela e mais problemas para dormir

O aumento do tempo de tela à noite durante o lockdown da COVID-19 afeta negativamente a qualidade do sono.

Resumo

Objetivos do estudo

Durante a doença coronavírus 2019 (COVID-19), houve um aumento mundial no uso diário de dispositivos eletrônicos. A exposição prolongada a telas retroiluminadas antes de dormir influencia o sistema circadiano e tem consequências negativas na saúde do sono. Os autores investigaram se existe relação entre as mudanças na exposição noturna da tela e o curso dos distúrbios do sono durante o período de confinamento em casa devido ao COVID-19.

Métodos

2.123 italianos (idade média ± desvio padrão, 33,1 ± 11,6) foram avaliados longitudinalmente durante a terceira e sétima semana de confinamento. A pesquisa baseada na web avaliou a qualidade do sono e os sintomas de insônia usando o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e o Índice de Gravidade da Insônia. A segunda pesquisa de avaliação perguntou sobre mudanças intermediárias na exposição da tela retroiluminada nas duas horas antes de adormecer.

Resultados

Os participantes que aumentaram o uso de dispositivos eletrônicos apresentaram diminuição da qualidade do sono, piora dos sintomas de insônia, redução da duração do sono, latência prolongada para o início do sono e atraso na hora de dormir e acordar. Nesse subgrupo, a prevalência de pessoas que dormem mal e de pessoas que relatam sintomas de insônia moderada/grave aumentou.

Em contraste, os entrevistados que relataram diminuição da exposição à tela de eletrônicos mostraram melhor qualidade do sono e sintomas de insônia. Nesse subgrupo, a prevalência de pessoas com sono ruim e insônia moderada/grave diminuiu. Os entrevistados que mantiveram os hábitos de tempo de tela não mostraram variações nos parâmetros do sono.

Conclusão

Nossa pesquisa demonstrou uma forte relação entre as mudanças no uso noturno de dispositivos eletrônicos e o curso do tempo dos distúrbios do sono durante o período de bloqueio. É aconselhável monitorar o impacto potencial da exposição noturna excessiva a telas retroiluminadas sobre a saúde do sono durante o período atual de medidas de restrição devido ao COVID-19.

Comentários

Durante o período de lockdown na Itália, o volume de tráfego diário da Internet quase dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado. Os pesquisadores conduziram uma pesquisa baseada na web com 2.123 residentes italianos durante a terceira e sétima semana do primeiro lockdown nacional da Itália.

A pesquisa foi realizada na terceira semana de confinamento (25-28 de março de 2020) e avaliou a qualidade do sono e os sintomas de insônia, usando o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e o Índice de Gravidade da Insônia como média. A segunda pesquisa de avaliação, na sétima semana de confinamento (21 a 27 de abril de 2020), questionou sobre o uso de aparelhos eletrônicos nas duas horas anteriores ao adormecimento, além da repetição dos questionários de sono.

Dos entrevistados, 92,9% relataram um aumento no uso de seus dispositivos eletrônicos entre a primeira e a segunda pesquisa.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024