Resistencia a insulina | 14 MAY 21

Endofenótipo metabólico da depressão

Os biomarcadores da disfunção metabólica representam métodos sensíveis e clinicamente acessíveis
Autor/a: Kathleen T. Watson, PhD; Julia F. Simard, Victor W. Henderson, MD, et al. Defining a Metabolic Endophenotype of Depression

A resistência à insulina (RI) é um estado fisiológico caracterizado pela resposta atenuada dos receptores periféricos à insulina. É um fator de risco conhecido para distúrbios cerebrais e somáticos, incluindo doenças cardiovasculares, doença de Alzheimer e transtorno depressivo maior (TDM).

Vários mecanismos plausíveis vinculam a RI ao transtorno depressivo maior (TDM). A resistência à insulina leva à diminuição da eliminação da glicose mediada pela insulina, hiperinsulinemia compensatória e diabetes tipo 2.

A caracterização dessas associações representa uma etapa crítica para uma melhor fenotipagem, um prelúdio para estudos longitudinais e uma abordagem mais específica para o tratamento de TDM. Os pesquisadores investigaram se a RI estava positivamente associada com a presença de depressão maior, a gravidade da depressão maior e a cronicidade da depressão maior usando o Estudo Holandês de Depressão e Ansiedade (NESDA).

Métodos

O estudo NESDA é um estudo longitudinal holandês de adultos que descreve o curso e as consequências dos transtornos depressivos e de ansiedade. Incluiu-se 1.269 participantes com dados proteômicos em 3 grupos de diagnóstico:

  1. TDM atual
  2. TDM no período de remissão
  3. Sem antecedentes de transtorno (controle)

Excluíram participantes não falavam holandês e com histórico de outros transtornos psiquiátricos. O protocolo NESDA foi aprovado pelo comitê de ética do Vrije University Medical Center e todos os participantes forneceram seu consentimento informado por escrito.

Utilizou-se 2 biomarcadores substitutos de IR bem validados, o índice de verificação de sensibilidade à insulina quantitativa (QUICKI) e a proporção de triglicerídeos para lipoproteínas de alta densidade (HDL), com o objetivo de compreender se o uso de diferentes medidas de IR têm associações consistentes com TDM.

Aqueles no quartil inferior do QUICKI foram categorizados como resistentes à insulina e todos os outros como sensíveis à insulina, como é padrão em estudos de IR.

A razão triglicerídea-HDL é um índice baseado em medições de amostras de sangue em jejum e um ponto de corte específico para o sexo para RI foi usado.

Uma equipe de pesquisa avaliou o status diagnóstico da depressão por meio do Composite International Diagnostic Interview, versão 2. O Depressive Symptoms Inventory avaliou a gravidade da depressão. A cronicidade da depressão durante os 4 anos anteriores foi medida pela entrevista do gráfico de vida.

A associação entre o grupo de depressão e o estado de RI foi avaliada por regressão logística multinomial ajustada multivariada. Utilizou-se regressão linear ajustada para investigar a associação entre RI e características de depressão entre casos atuais e em remissão.

Uma análise complementar ajustou os modelos de características de TDM para o uso de antidepressivos. Todos os modelos foram ajustados para idade, sexo, educação, status de parceiro, tabagismo e consumo de álcool.

Resultados
 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024