Atualização do diagnóstico | 06 MAY 21

Pautas clínicas para a detecção do câncer colorretal

Sugere-se que a detecção do câncer colorretal comece aos 45 anos em pessoas de risco médio.
Autor/a: Shaukat, Aasma MD, MPH, Kahi, Charles J. MD, et al. ACG Clinical Guidelines: Colorectal Cancer Screening 2021


Novas recomendações 

O American College of Gastroenterology (ACG) sugere que o rastreamento do câncer colorretal começa aos 45 anos em pessoas de risco médio. Anteriormente, o ACG recomendava a triagem cedo apenas para afro-americanos.

Essa recomendação, com base em evidências de baixa qualidade, acompanha a forte recomendação contínua do grupo para triagem de pessoas com idade entre 50 e 75 anos em risco médio.

A nova recomendação, uma atualização da orientação do grupo de 2009, segue movimentos semelhantes da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA em 2020 e da American Cancer Society em 2018.

Os autores do guia observam que a incidência de câncer colorretal está aumentando em pessoas com menos de 50 anos nos Estados Unidos.

Introdução

O câncer colorretal (CCR) é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres nos Estados Unidos. Os esforços para detectar CRC são direcionados à remoção de adenomas e lesões serrilhadas sésseis e à detecção de CRC em estágio inicial. O objetivo deste artigo é atualizar as diretrizes de triagem do CRC do American College of Gastroenterology de 2009. O guia é estruturado por várias questões-chave.

Realizou-se uma busca exaustiva da literatura para incluir estudos até outubro de 2020. Os critérios de inclusão foram estudos de qualquer desenho com homens e mulheres com 40 anos ou mais. Recomendações detalhadas para a detecção de CCR em indivíduos de risco médio e aqueles com história familiar de CCR são discutidas.

Também se forneceu recomendações sobre o papel da aspirina para quimioprevenção, indicadores de qualidade para colonoscopia, abordagens para triagem CRC organizada e melhoria no cumprimento da detecção do CRC.

A detecção do CRC deve ser otimizada para permitir uma redução efetiva e sustentada da incidência e mortalidade por CCR. Isso pode ser conquistado através de altas taxas de adesão, monitoramento e melhoria da qualidade, seguindo diretrizes baseadas em evidências e removendo barreiras em todo o espectro de cuidados, desde testes de triagem não invasivos até diagnóstico e colonoscopia de triagem.

O desenvolvimento de métodos de detecção, altamente precisos e não invasivos associados a uma melhor adesão geral ao processo de triagem também é uma meta desejável.

Discussão 

O teste de triagem "ideal" deve ser não invasivo, ter alta sensibilidade e especificidade, ser seguro, prontamente disponível, conveniente e barato.

Para a detecção de CRC, existem vários testes e estratégias aprovados, cada um com seus pontos fortes e fracos. Em alguns casos, o "melhor" teste de triagem pode ser considerado aquele que é aceitável para o paciente.

Uma abordagem para os testes de triagem CRC é dividi-los em testes de 1 etapa (diretos) (ou seja, colonoscopia, que é diagnóstica e terapêutica) ou testes de 2 etapas que requerem uma colonoscopia para completar o processo de triagem. Todos os testes de triagem, exceto a colonoscopia, são testes de 2 etapas.

Uma limitação importante dos testes de triagem CRC não baseados em colonoscopia (por exemplo, sigmoidoscopia flexível, colonografia por tomografia computorizada ou cápsula de cólon) é que um teste positivo requer uma colonoscopia de acompanhamento. Esta abordagem de teste em 2 etapas representa um processo de triagem contínuo, requer forte suporte baseado em sistemas para completar a cascata de triagem e é mais eficaz quando aplicada em triagem organizada.

Nos Estados Unidos, existem poucos sistemas de saúde selecionados com exames programados e organizados, e a maioria dos exames é feita com uma abordagem oportunista de uma etapa. Como o foco do guia está em profissionais que atuam nos Estados Unidos, a revisão destaca as opções de rastreamento de CRC atualmente em uso, incluindo colonoscopia e, em um ambiente organizado, teste imunoquímico fecal (FIT).

Outros testes de 2 etapas, como sigmoidoscopia flexível, teste de triagem multitarget FIT-DNA, colonografia por tomografia computorizada(CTC) e cápsula de cólon(CC), são reservados para pessoas que não desejam ou não podem fazer uma colonoscopia ou FIT, ou para aqueles com colonoscopia incompleto (CTC ou CC ). Faltam estudos comparativos de eficácia.

Recomendações do AGC
  • Recomendou-se a triagem para CCR em indivíduos de risco médio com idades entre 50 e 75 anos para reduzir a incidência de adenoma avançado, CCR e mortalidade por CCR.
 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024