Reviso de literatura | 15 ABR 21

Relação entre dieta e depressão

Não há nenhuma evidência de ligação entre a dieta e a depressão.
Autor/a: Florian Thomas-Odenthal et al No evidence for link between depression and diet

As evidências de que a dieta certa pode prevenir ou aliviar a depressão são fracas. Em revisões de literatura sobre o assunto, os autores muitas vezes chegam a conclusões fortes, no entanto. Foi o que Florian Thomas-Odenthal, aluno de mestrado em Psicologia na Universidade de Leiden, descobriu em sua pesquisa de tese. O estudo foi publicado na PLOS ONE.

“A dieta saudável ajuda a aliviar a depressão” e “A dieta mediterrânea reduz o risco de depressão”: a ligação entre dieta e depressão se tornou uma notícia popular nos últimos anos. Mas o campo ainda é jovem, e muitos dos artigos acadêmicos que concluem que há uma ligação entre dieta e depressão são revisões: artigos nos quais o autor fornece uma visão geral do conhecimento atual. O estudante de psicologia Florian Thomas-Odenthal analisou essas avaliações junto com seu orientador Marc Molendijk do Instituto de Psicologia de Leiden e os coautores Willem van der Does e Patricio Molero. Ele descobriu que os autores costumam tirar conclusões muito mais fortes do que os estudos subjacentes justificariam.

Tipo de revisão

Thomas-Odenthal estudou 50 artigos de revisão, distinguindo entre revisões narrativas (também conhecidas como revisões de literatura), revisões sistemáticas e meta-análises. A diferença entre os três está na abordagem, explica ele. "Com uma revisão da literatura, o próprio autor seleciona quais estudos e artigos incluir na revisão. Com uma revisão sistemática, há um protocolo fixo para a seleção da fonte, análise e conclusão. E com uma metanálise o protocolo é ainda mais rígido, e é um resumo estatístico de todas as pesquisas existentes. "

Conclusões muito fortes

Ele descobriu que um terço das revisões da literatura chegaram a uma conclusão forte sobre a ligação entre dieta e depressão, enquanto nenhuma das metanálises encontrou uma ligação tão forte. Thomas-Odenthal: "Também fizemos nossa própria meta-análise: se você tomar todas as evidências experimentais juntas, nenhuma ligação forte pode ser encontrada entre sua dieta e a prevenção da depressão, ou se a dieta pode ajudar a tratá-la." Portanto, as revisões da literatura costumam ser muito enfáticas em suas descobertas. "E essas conclusões chegam ao público e aos profissionais."

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024