Mudança na paisagem mundial | 15 SEP 20

AVC como primeiro sintoma em pacientes jovens com COVID-19

Cerca de dois em cada 100 pacientes hospitalizados com COVID-19 sofrerão um derrame e 35% morrerão como resultado.

Uma equipe de pesquisa liderada pelo Dr. Luciano A. Sposato descobriu que aproximadamente dois em cada 100 pacientes hospitalizados com COVID-19 sofrerão um derrame e 35% morrerão como resultado disso.

Nos pacientes mais jovens, quase 50% não apresentavam outros sintomas visíveis do vírus na época do derrame.

Desde o início da pandemia COVID-19, os pesquisadores têm trabalhado para entender e caracterizar melhor os vários sintomas da doença. Um dos sintomas mais preocupantes é o desenvolvimento de grandes coágulos sanguíneos que podem causar bloqueios nas artérias, levando ao acidente vascular cerebral.

Pesquisadores da Western University, liderados pelo Dr. Luciano Sposato, têm investigado a relação entre COVID-19 e AVC para entender melhor a doença. risco nesses pacientes e auxilia no planejamento do tratamento.

Em um novo estudo publicado online na Neurology®, o jornal médico da American Academy of Neurology, a equipe de pesquisa relata que aproximadamente dois em cada 100 pacientes hospitalizados com COVID-19 sofrerão um derrame e 35 por cento você morrerá como resultado de ambas as condições. Os pesquisadores relataram que nos pacientes mais jovens, quase 50 por cento não apresentavam outros sintomas visíveis do vírus no momento do início do derrame.

Eles também descobriram que a interação da idade avançada, outras condições crônicas e a gravidade dos sintomas respiratórios de COVID-19 foram associadas a um dos achados mais reveladores deste estudo é que, para pacientes com menos de 50 anos, muitos eram totalmente assintomáticos quando tiveram um AVC relacionado ao COVID-19", disse o Dr. Sposato, professor associado e Kathleen & Dr. Henry Barnett Chair em Stroke Research na Western Schulich School of Medicine and Dentistry.

"Isso significa que, para esses pacientes, o derrame foi o primeiro sintoma da doença."

Sposato diz que compreender a interação entre COVID-19 e AVC é importante para o planejamento do tratamento, especialmente em áreas onde o COVID-19 está circulando ativamente na comunidade. “A mensagem para levar para casa aqui para os profissionais de saúde é que se você está vendo um paciente com um derrame, particularmente aqueles com menos de 50 anos com coágulos grandes, você deve pensar sobre COVID-19 como uma causa potencial até na ausência de sintomas respiratórios ", disse o Dr. Sposato.

A equipe de pesquisa concluiu uma revisão sistêmica de COVID-19 publicado e casos de AVC e combinou esses dados com 35 outros casos não publicados do Canadá, Estados Unidos e Irã. No total, a equipe examinou 160 casos, considerando tanto as características clínicas quanto a mortalidade hospitalar.

“O COVID-19 mudou o panorama do AVC em todo o mundo. Como neurologistas de AVC, precisamos de uma nova mentalidade para sermos capazes de diagnosticar e tratar rapidamente pacientes com AVC relacionado ao COVID-19 ", disse o Dr. Sebastian Fridman, Professor Assistente de Ciências Neurológicas Clínicas da Schulich Medicine & Dentistry e primeiro autor do estudo.

Resumo

Objetivos:

Para investigar a hipótese de que os derrames que ocorrem em pacientes com COVID-19 têm características distintas, investigamos o risco de derrame, fenótipos clínicos e resultados nesta população.

Métodos:

Realizamos uma busca sistemática que resultou em 10 estudos relatando a frequência de AVC entre pacientes COVID-19, que foram combinados com uma série não publicada do Canadá. Aplicamos meta-análise de efeitos aleatórios para estimar a proporção de AVC entre COVID-19.

Conduzimos uma busca sistemática adicional para séries de casos de AVC em pacientes COVID-19 (n = 125) e agrupamos esses dados com 35 casos não publicados do Canadá, Estados Unidos e Irã.

Analisamos as características clínicas e a mortalidade hospitalar estratificada por grupos de idade (<50, 50-70,> 70 anos). Aplicamos a análise de agrupamento para identificar fenótipos clínicos específicos e sua relação com a morte.

Resultados:

A proporção de pacientes com COVID-19 com AVC (1,8%, IC 95% 0,9-3,7%) e mortalidade hospitalar (34,4%, IC 95% 27,2-42,4%) era extremamente alto.

A mortalidade foi 67% menor em pacientes <50 anos em comparação com aqueles> 70 anos (OR 0,33, IC 95% 0,12 a 0,94, P = 0,039).

A oclusão de grandes vasos foi duas vezes mais frequente (46,9%) do que a relatada anteriormente e foi elevada em todas as faixas etárias, mesmo na ausência de fatores de risco ou comorbidades.

Um fenótipo clínico caracterizado por idade avançada, uma carga maior de comorbidades e sintomas respiratórios graves de COVID-19 foi associado à mortalidade hospitalar mais alta (58,6%) e a um risco 3 vezes maior de morte do que o resto da coorte (OR 3,52, IC 95%: 1,53-8,09, p = 0,003).

Conclusões:

O AVC é relativamente comum entre os pacientes com COVID-19 e tem consequências devastadoras em todas as idades.

A interação de idade avançada, comorbidades e gravidade dos sintomas respiratórios de COVID-19 está associada a uma mortalidade extremamente alta.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024