Reduziu o risco de suicídio | 26 SEP 20

Eletroconvulsoterapia em pacientes bipolares

Um dos maiores estudos de pacientes com transtorno bipolar intratável mostrou que a ECT é eficaz

FACULDADE EUROPEIA DE NEUROPSICOFARMACOLOGIA

Resumo

Metas:

Preditores clinicamente úteis de resposta à eletroconvulsoterapia (ECT) são garantidos, especialmente no caso de depressão bipolar. O objetivo deste estudo foi explorar as associações entre a resposta e seus correlatos conhecidos e presumidos.

Métodos:

Seiscentos e setenta pacientes depressivos bipolares tratados com ECT foram incluídos no estudo. A associação entre a resposta (CGI-I ≤ 2) e a duração média das crises, número de tratamentos, idade, sexo, subtipo bipolar, duração do episódio, pontuações HAM-D e YMRS, anormalidades. Os sintomas psicomotores e psicóticos avaliados pelo BPRS-EV foram avaliados por meio de modelos de regressão logística univariada e multivariada, incluindo efeitos quadráticos e / ou lineares de variáveis ​​contínuas.

Resultados:

Quatrocentos e oitenta e três pacientes (72%) responderam. Entre os correlatos de resposta conhecidos, foram encontrados efeitos quadráticos significativos para a duração das crises e o número de tratamentos, enquanto uma associação linear foi confirmada para a duração do episódio.

Entre os correlatos putativos, atraso motor severo, tensão ou agitação, hiperatividade e delírios de culpa foram significativamente associados à resposta (p <0,01) e um efeito quadrático significativo foi encontrado para o escore YMRS (p <0,01)

Conclusão:

Pacientes bipolares depressivos com transtornos psicomotores graves, delírios congruentes com o humor e características mistas graves são altamente sensíveis à ECT. Espera-se uma melhora significativa na previsão da resposta ao considerar essas características clínicas.

Um dos maiores estudos de pacientes com transtorno bipolar intratável mostrou que a ECT (eletroconvulsoterapia) foi capaz de reduzir o risco de suicídio em 84% em pacientes de alto risco, além de fornecer tratamento eficaz para cerca de 72% dos pacientes.

transtorno bipolar, em que os pacientes apresentam instabilidade emocional e podem experimentar alterações de humor muito graves, está entre os transtornos mentais mais comuns de saúde. Afeta cerca de 1% dos europeus, o que significa que cerca de 5 milhões de europeus sofrem.

O transtorno bipolar pode causar estados mistos de mania e depressão; Essa combinação pode levar a um aumento do risco de suicídio, pois os sofredores podem experimentar simultaneamente sintomas de depressão (como sentimento de culpa e inutilidade) e sintomas de mania (como aumento da atividade e tendência a agir sem pensar duas vezes). A maioria dos pacientes pode controlar a doença com medicamentos prescritos, mas quase um terço dos pacientes resiste ao tratamento.

Agora, o maior estudo já feito para acompanhar pacientes bipolares e tratamento em centro único confirmou que a ECT pode reduzir o risco de suicídio e permitir que a maioria dos pacientes afetados por doença bipolar resistente ao tratamento retornem ao uma vida mais normal. Este trabalho é apresentado na conferência ECNP, após publicação parcial no jornal The World Journal of Biological Psychiatry*.

Entre janeiro de 2006 e julho de 2019, 670 pacientes foram encaminhados para a clínica de psiquiatria da Universidade de Pisa para tratamento de ECT para transtorno bipolar. O Dr. Giulio Emilio Brancati, do Departamento de Medicina Clínica e Experimental da Universidade de Pisa, disse que "a ECT foi inventada na Itália, mas, apesar disso, existem muito poucas clínicas na Itália que oferecem o tratamento hoje. Muitos pacientes que falharam em outros tratamentos são encaminhados para a clínica Pisa, e é por isso que conseguimos coletar tantos dados de uma única clínica."

O tratamento foi muito bem sucedido no tratamento de pacientes bipolares, com taxas de remissão de mais de 60% para os sintomas característicos de "estados mistos" bipolares, como hiperatividade emocional, hiperatividade motora, agressividade e delírios persecutórios, falta de cooperação, catatonia e distúrbios de movimento associados.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024