Interconectar estratégias | 07 AGO 20

Prevenção e controle de doenças não transmissíveis e COVID-19

A prevenção e o controle de DNTs são importantes durante esta pandemia, porque as DNTs são os principais fatores de risco para pacientes com COVID-19
Autor/a: Hans Henri P Kluge, Kremlin Wickramasinghe, Holly L Rippin, Romeu Mendes, David H Peters, Anna Kontsevaya, et al. Prevention and control of non-communicable diseases in the COVID-19 response
INDICE:  1. Página 1 | 2. Página 1
Página 1

Avançar para a cobertura universal de saúde, promover a saúde e o bem-estar e proteger contra emergências de saúde são as prioridades globais da OMS 1 compartilhadas pelo proposto Programa de Trabalho Europeu da OMS 2020-2025.

pandemia da doença de coronavírus de 2019 (COVID-19) destacou a importância de interconectar essas prioridades estratégicas. Das seis regiões da OMS, a região europeia é a mais afetada pela morbimortalidade relacionada a doenças e agravos não transmissíveis (DANT) 3 e o crescimento de DANT é preocupante.

As doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes estão entre as principais causas de morte e incapacidade na região, e uma proporção crescente de crianças e adultos convive com sobrepeso ou obesidade,4 um dos principais fatores em risco de DANT.

A prevenção e o controle de DANTs são importantes durante esta pandemia, pois as DANTs são os principais fatores de risco para pacientes com COVID-19. 5 Além disso, algumas das medidas restritivas, como bloqueio, distanciamento social e restrições de viagens para reduzir a propagação da infecção em muitos países, têm um impacto específico nas pessoas que vivem com DANTs, limitando sua atividade, a capacidade de garantir alimentação saudável e acesso a serviços preventivos ou de promoção da saúde. 6

A pandemia do COVID-19 teve um amplo impacto na saúde, revelando a vulnerabilidade particular de pessoas com condições subjacentes.

Na Itália, um relatório recente revelou que a maioria (96,2%) dos pacientes que morreram no hospital por COVID-19 apresentava comorbidades, principalmente otorrinolaringológicas; As DANT mais prevalentes entre esses pacientes foram hipertensão (69,2%), diabetes tipo 2 (31,8%), cardiopatia isquêmica (28,2%), doença pulmonar obstrutiva crônica (16,9%) e câncer (16 · 3%). 7

Uma associação também tem sido relatada entre a gravidade da COVID-19 e DANT na Espanha, 8 China, 9 e nos EUA. 10 No entanto, muitas mortes por COVID-19 também ocorrem em pessoas mais velhas, que muitas vezes têm comorbidades. existir. onze

índice de massa corporal (IMC) também pode estar associado à gravidade do COVID-19; na China, pacientes com COVID-19 grave e não sobreviventes geralmente apresentam IMC alto (> 25 kg / m2) 12.

O impacto das medidas de resposta do COVID-19 nas DANTs é multifacetado. O distanciamento físico ou a quarentena pode levar à má administração dos fatores de risco comportamentais das DANT, incluindo dieta não saudável, inatividade física, uso de tabaco e uso nocivo de álcool. 13

Evidências dessa e de pandemias anteriores sugerem que, sem um manejo adequado, as condições crônicas podem piorar devido a situações estressantes resultantes de restrições, situações econômicas inseguras e mudanças nos comportamentos normais de saúde.

Como em outros serviços de saúde e programas preventivos, o adiamento de consultas e exames médicos de rotina pode atrasar o gerenciamento das DANTs, enquanto o distanciamento físico, o acesso restrito às unidades básicas de saúde, farmácias e Os serviços comunitários, juntamente com as ligações de transporte reduzidas, interrompem a continuidade dos cuidados para pacientes com DANTs.

Essa interrupção dos serviços de saúde e suprimentos médicos de rotina corre o risco de aumentar a morbidade, a incapacidade e a mortalidade evitáveis ??ao longo do tempo em pacientes com DANTs. Além disso, pacientes severamente obesos que necessitam de tratamento intensivo têm maiores necessidades de gerenciamento de pacientes.

A prevenção e controle das DANTs desempenham um papel crucial na resposta COVID-19 e é necessária uma resposta adaptativa para atender às necessidades das pessoas com DANTs. A prevenção de DANTs é importante, pois a verdadeira escala dos grupos de risco provavelmente está subestimada, uma vez que muitos casos de hipertensão e diabetes não são diagnosticados. 14,15

As comunidades e os sistemas de saúde devem se adaptar para apoiar e controlar os maiores riscos das pessoas com DANT conhecidas e sensibilidade ao exercício sobre a vulnerabilidade da grande população com DANT não diagnosticadas e com maior risco de DANT.

A resposta do COVID-19 e o foco contínuo e fortalecido na prevenção e gerenciamento de DANTs são aspectos fundamentais e interconectados da saúde pública atualmente. Se a resposta do COVID-19 não for adaptada para abranger a prevenção e o gerenciamento de riscos de DANT, falharemos muitas pessoas ao mesmo tempo em que a vulnerabilidade aumenta.

Que medidas devem ser tomadas para adaptar a resposta do COVID-19?

O Escritório Regional da OMS para a Europa começou a desenvolver uma lista de ações que poderiam ser adaptadas pelos países para atender às necessidades das pessoas em risco de DANTs ou que já vivem com DANTs, além de considerações práticas para as equipes que desenvolvem Planos de resposta COVID-19 em nível local ou nacional.

 

Respostas específicas para DANT

Riscos associados

Muito tempo dentro

Use a tecnologia para fornecer conhecimento e suporte para o gerenciamento de DANT, informações on-line sobre aulas de autogestão de exercícios e saúde mental, receitas saudáveis ??para preparação em casa e entrega on-line de alimentos saudáveis, entre outras respostas

Atividade física reduzida e aumento do estresse na saúde mental podem levar ao aumento do consumo de alimentos não saudáveis ??e ao uso prejudicial de tabaco e álcool

Membros da família em casa

Fornecer arranjos especiais para famílias com pacientes com DANT se isolarem

Risco de maior contato com familiares mais jovens em casa

Acesso inadequado a medicamentos

Use mais a telemedicina, permita que médicos e farmacêuticos locais ou comunitários reabasteçam ou ampliem as prescrições, entreguem medicamentos essenciais para as DANTs em sua casa.

Escassez de medicamentos essenciais, como insulina e outros medicamentos específicos para as DANTs.

Transporte e outros serviços restritos

Priorize e garanta serviços contínuos no nível da comunidade de maneira segura para atender às necessidades dos pacientes com DANT. 

Instalações de transporte restritas e apoio da família aos cuidados contínuos com as DANT.

Controle de infecção

 

 

Detecção precoce e testes laboratoriais

Priorizar pacientes com DANTs para o teste COVID-19; A triagem deve levar em consideração se os pacientes têm DANT e são imunocomprometidos.

Os pacientes com DANTs para os quais as visitas aos centros de saúde são essenciais podem estar em maior risco de exposição ao COVID-19.

Rastreamento de contatos

Concentre-se especialmente naqueles com fatores de risco aumentados para DANTs e pacientes com DANT (isto é, pacientes vivendo com obesidade) e alerte e monitore de perto qualquer contato possível para pacientes com DANT. 

Os pacientes com DANT podem desconhecer os riscos adicionais que eles representam para eles.

Testes extensivos

Priorize os pacientes com DANTs a serem testados quando possível.

Promova a necessidade de testar pacientes com DANTs que possam estar menos motivados ou capazes de procurar ativamente por exames (de maneira segura e fisicamente distante).

Configurações de assistência médica (controle de infecção)

Fornecer aos pacientes com DANT e à equipe de saúde que trabalham nos serviços de DANT treinamento especial e equipamentos de proteção individual, bem como profissionais de saúde com risco aumentado de DANT. 

Pacientes com DANT com comorbidades têm maior risco de infecção; Os profissionais de saúde que trabalham nas clínicas otorrinolaringológicas também apresentam maior risco de infecção.
 

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024