Aumenta a eficácia das lágrimas artificiais | 16 MAY 23

Vitamina D na síndrome do olho seco

Pesquisa sobre a eficácia de lágrimas artificiais de acordo com o nível sanguíneo de suplementação de 25-hidroxivitamina D (25HD) e colecalciferol (vitamina D).
Autor/a: Jin Sun Hwang, MS, Yoon Pyo Lee, MD, and Young Joo Shin, MD. Cornea. 2019 Mar;38(3):304-310.
INDICE:  1. Texto principal | 2. Texto principal
Texto principal
Introdução

O filme lacrimal, também conhecido popularmente como lagrima, é uma fina camada fluida que confere uma superfície lisa à córnea. É composto por três camadas: a camada mucinosa mais interna, uma camada aquosa e a mais externa é a camada lipídica.

Da mesma forma, o filme lacrimal é uma mistura complexa de eletrólitos, proteínas (lipocalinas, lactoferrina, transferrina, defensina e lisozima), fosfolipídios, oligopeptídeos, glicopeptídeos e imunoglobulinas. Também inclui uma variedade de surfactantes, como as proteínas surfactantes A e D.

É essencial para a saúde ocular que os componentes do filme lacrimal funcionem em harmonia. Sua estabilidade, portanto, depende do equilíbrio harmônico de seus componentes. O rompimento de uma ou mais camadas lacrimais leva à síndrome do olho seco.

O olho seco é uma patologia do filme lacrimal e da superfície ocular que causa desconforto e dor. A fisiopatologia do olho seco inclui instabilidade do filme lacrimal e inflamação da superfície ocular.

É tratada com lágrimas artificiais à base de hialuronato de sódio (HS) e carboximetilcelulose sódica, anti-inflamatórios, soro autólogo e oclusão punctal. No entanto, os resultados são imprevisíveis e os fatores associados ao olho seco resistente ao tratamento não são claros.

A vitamina D desempenha um papel na absorção de cálcio, crescimento e formação óssea. Também afeta a síntese de surfactantes e a capacidade do cálcio de se ligar a proteínas e prevenir a inflamação. Esta vitamina pode ser utilizada como tratamento adjuvante aos tratamentos convencionais de olho seco.

No presente estudo, a eficácia de lubrificantes tópicos no filme lacrimal e na superfície ocular de pacientes com olho seco foi investigada de acordo com os níveis sanguíneos de 25-hidroxivitamina D e suplementação de colecalciferol.

Metodologia

Participaram 116 pacientes com olho seco entre junho de 2015 e junho de 2016. Os participantes foram divididos em grupos: com deficiência de vitamina D (DVD) e sem deficiência de vitamina D de acordo com os níveis de 25HD no sangue.

Os resultados do índice de olho seco, dor visual, hiperemia palpebral, tempo de ruptura da lágrima, coloração de fluoresceína da córnea e teste de Schirmer foram comparados no início e após duas semanas de tratamento com lágrimas artificiais, antes, durante e após o uso de suplemento de colecalciferol.

Resultados

O objetivo do tratamento do olho seco foi reduzir o desconforto ocular, os danos oculares e restaurar a estabilidade do filme lacrimal.

No entanto, as diferentes respostas ao tratamento não puderam ser explicadas. No estudo, a combinação de lágrimas artificiais com carbômero e hialuronato aliviou os sintomas oculares tanto nos grupos deficientes quanto nos não deficientes em vitamina D. Os lubrificantes são usados ​​para aliviar os sintomas, enquanto o hialuronato está envolvido no processo de reparação tecidual e contribui para a hidrodinâmica tecidual, o processo de migração celular e as interações entre os receptores da superfície celular.

 

Comentarios

Para ver los comentarios de sus colegas o para expresar su opinión debe ingresar con su cuenta de IntraMed.

CONTENIDOS RELACIONADOS
AAIP RNBD
Términos y condiciones de uso | Política de privacidad | Todos los derechos reservados | Copyright 1997-2024